Entre os dias 27 e 31 de outubro de 2025, o exame da OCDE proporcionou momentos de capacitação e partilha de experiência entre os diversos atores envolvidos na produção estatística da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) da Cooperação Portuguesa.
As sessões de trabalho contaram com a participação ativa de todos os ministérios sectoriais, do Banco de Portugal, da Caixa Geral de Depósitos, da SOFID, da AIMA, da Plataforma Portuguesa das ONGD e de alguns dos seus associados, refletindo o compromisso coletivo nacional com a melhoria contínua da qualidade e coerência dos dados reportados por Portugal à OCDE.
No encerramento, e corroborando a apreciação da equipa de examinadores (OCDE, Reino Unido e Finlândia), a Presidente do Camões, I.P., Florbela Paraíba sublinhou a importância deste exercício, no que revelou a excelência do trabalho desenvolvido pela Cooperação Portuguesa e pelo Instituto, e o potencial que representa para a melhoria contínua da qualidade dos dados, aspeto central do papel da OCDE nas suas áreas de atuação. Foram ainda abordados os desafios, destacando-se o investimento a realizar na disseminação da informação em matéria de APD.