Portugal recebe 1.ª Expo Energia da Lusofonia, em junho

Publicado em quarta-feira, 10 abril 2013 12:40

A primeira edição da Expo Energia da Lusofonia realiza-se em Portugal entre 6 e 8 de junho de 2013, no Centro de Congressos do Estoril, estando previstas edições futuras em Maputo, Luanda e Rio de Janeiro.

A exposição, que se anuncia como “o grande evento de energia do espaço lusófono”, reunirá atores internacionais de referência do setor energético e responsáveis pela estratégia de energia de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Ao longo dos três dias do evento, os participantes irão apresentar as suas estratégias, projetos de investimento, fontes de financiamento disponíveis e tecnologias energéticas de futuro, numa iniciativa que permite apresentar Portugal como plataforma intercontinental de negócios da energia.

O primeiro dia será marcado por um Painel Ministerial em torno do tema “A Cooperação Internacional no Sector da Energia: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal”. Haverá ainda um painel de Pequenas e Médias Empresas, sobre a “Lusofonia como Espaço Oportunidade” e um Painel Energy Leaders Debate, acerca das “Oportunidades Empresariais no Espaço Lusófono”.

O arranque do segundo dia será marcado por uma sessão sobre o papel da energia na economia do mar, havendo ainda um painel dedicado ao “Financiamento Internacional de Projetos de Energia”. Na parte da tarde serão apresentados “Clusters Energéticos para o Futuro”.

Ainda no âmbito dos “Clusters Energéticos para o Futuro”, o terceiro dia da 1.ª Expo Energia da Lusofonia, iniciativa organizada pelo jornal “água&ambiente”,incidirá sobre o tema “Visitas Técnicas”.