Portugal: Lançamento do livro “Arremessos” na sede do Camões, I.P.

Publicado em segunda-feira, 29 maio 2023 11:12
No dia 26 de maio de 2023, teve lugar no Auditório do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Lisboa, o lançamento do livro “Arremessos” de David Bene, Mélio Tinga e Venâncio Calisto, com chancela da Editora Exclamação. 
 
O lançamento contou com a presença dos três escritores moçambicanos, David Bene, Mélio Tinga e Venâncio Calisto. Estiveram presentes no evento o Vogal do Conselho Diretivo do Camões, I.P., Manuel Caldeirinha, que deu as boas-vindas aos presentes, e o editor da obra, Nuno Gomes, que apresentou a obra e os seus três autores. O público teve também a oportunidade de ouvir excertos das três obras, lidos por Venâncio Calisto.
 
"Arremessos" é uma coleção inédita, composta por três livros, de três géneros literários e da autoria de três autores diferentes, que fazem parte da nova geração de escritores de Moçambique. Os livros: "câncer" (poesia), de David Bene; "como sombras e cavalos a levitar" (romance), de Mélio Tinga; e "o alguidar que chora ou a história as pedras que falam" (teatro), de Venâncio Calisto, são as propostas desta empreitada que pretende fortalecer a ponte entre a produção literária da juventude moçambicana e as editoras e leitores da lusofonia.
 
Sobre os escritores
 

DAVID BENE nasceu na cidade de Manica, em 1993. Poeta e prosador, escreve para diversos jornais e revistas literárias em Moçambique, Brasil, Portugal, Galiza, e Japão. O seu trabalho está traduzido para o japonês e neerlandês. É autor de "Objecto Oblíquo" (em coautoria com Mélio Tinga; OitentaNoventa, 2022) e "O Vazio de Um Céu sem Hinos" (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2023). Foi galardoado com o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura 2021. David Bene é licenciado em Geologia pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), mestre em Geologia Económica pela Akita University (Japão) e doutorado em Engenharia de Recursos Minerais pela Kyushu University (Japão). Bene é cofundador da editora OitentaNoventa.

MÉLIO TINGA nasceu em Maputo, em 1994. É escritor e designer de comunicação. Publicou "Objecto Oblíquo" (em coautoria com David Bene, OitentaNoventa, 2022), "Marizza" (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2021), "a engenharia da morte" (Moçambique, 2020 - edição da Caos e Letras, Brasil, 2021 - edição da Húmus, Portugal, 2021) e "O Voo dos Fantasmas" (Ethale Publishing, 1.ª Edição em 2018 - 2.ª Edição em 2022). Coorganizou dois volumes de "Contos e crónicas para ler em casa" (Literatas, 2020). Foi vencedor da Residência Literária em Lisboa 2023, do Prémio Literário Imprensa-Nacional Casa da Moeda/ Eugénio Lisboa 2020 e do BLOG4DEV 2021 do Banco Mundial. Finalista do Prémio 10 de Novembro 2019 e Prémio de Letras de Música SensaSons (2012). Foi igualmente distinguido com o Prémio das Indústrias Culturais e Criativas (PREICC) 2023, pelo Ministério da Cultura e Turismo. É cofundador de Catalogus – Portal de Autores Moçambicanos e de OitentaNoventa – Projecto de ligação entre gerações literárias, em Moçambique. É licenciado em Educação Visual pela Universidade Pedagógica e é pós-graduado em Branding pela Universidade Europeia (IADE).

VENÂNCIO CALISTO nasceu em Maputo, em 1993. É dramaturgo, ator e encenador. Colabora atualmente com o Teatro Nacional Dona Maria II, onde participa da Odisseia Nacional com a criação da peça "Viagem Por Mim Terra". Para além de Moçambique e Portugal, o seu percurso teatral passa por França, Itália e Brasil. Publicou os livros de teatro "O alguidar que chora ou a história das pedras que falam" (Edição de autor, 2020 e Húmus, 2021); "Dentro do Estômago do mundo | dentro do vazio para ser mais exato" (Húmus, 2022). Tem quatro livros infantojuvenis: "O embondeiro e a cobiça do senhor Hiena" (Fundza, 2021); "A aldeia dos Cajueiros mágicos", "O Artesão e os macacos malabaristas" e "O Cão, a Lebre e o Pássaro" (coleção LER PARA COMEÇAR, AIDGLOBAL, 2022). Participou nas antologias: "Contos e crónicas para ler em casa – Volume I" (Literatas, 2020) e "Idai – marcas em verso e prosa" (Gala Gala Edições, 2020). É mestre em Teatro, com especialização em Teatro e Comunidade pela Escola Superior de Teatro e Cinema, IPL; e licenciado em Teatro pela Universidade Eduardo Mondlane. Em 2018, foi distinguido com o prémio de  Artes e Cultura da Mozal, na categoria de Teatro, e venceu o concurso de poesia Ponte Maputo-Katembe organizado pelo Centro Cultural Moçambicano-Alemão.
 
IMG 5911
 
IMG 5914
 
IMG 5915
 
IMG 5916
 
IMG 5917