Portugal na 33ª Feira do Livro de Guadalajara

Publicado em sexta-feira, 29 novembro 2019 10:55

Portugal participa na 33.ª edição da Feira do Livro de Guadalajara (FIL), que decorre no México entre 30 de novembro e 8 de dezembro de 2019, com uma comitiva de 11 autores e um stand próprio, onde estarão à venda 4 000 exemplares, de 800 títulos em língua portuguesa e espanhola.

Um ano depois de ter sido o país convidado da FIL, nesta edição Portugal regressa àquela que é a maior feira do livro da América hispânica com uma comitiva composta pelos escritores portugueses Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho, Cláudia R. Sampaio, David Machado, Luis Quintais, Patrícia Portela, Raquel Nobre Guerra e Vasco Gato, bem como o escritor angolano Ondjaki e as ilustradoras Mariana, a Miserável e Yara Kono.

Os autores participarão em várias iniciativas que integram a programação oficial da FIL, como sessões nas “Galas de El Placer de la Lectura”, no “Salón de Poesia”, no “Festival de Letras Europeas”, além dos encontros, concebidos especificamente para esta presença, de “Literatura en Lengua Portuguesa”. As ilustradoras estarão ainda presentes nos debates e workshops da VIII FILUSTRA e do Foro Internacional de Diseño Industrial.

Além de funcionar como livraria, o stand de Portugal, intitulado “Libraria Al Espejo” (“Livraria ao Espelho”, em português), terá ainda uma programação própria com os autores da comitiva em sessões moderadas por estudiosos da literatura portuguesa, tradutores e editores latino-americanos e mexicanos. Serão apresentadas obras não apenas dos autores presentes mas também de outros cujas obras tenham sido recentemente traduzidas para a América Latina, como é o caso de Lídia Jorge.

Os escritores Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho e Patrícia Portela irão ainda à Universidade de Guadalajara, onde foi criado recentemente um Leitorado. Ali poderão dialogar e debater com os estudantes, professores e outros interessados pela cultura portuguesa.

guadalajara2