Bangladesh: Participação de Portugal na Reunião Anual do FGMD

Publicado em sexta-feira, 16 dezembro 2016 11:43

A 9ª Reunião Anual do Fórum Global para as Migrações e Desenvolvimento (FGMD) decorreu em Daca, Bangladesh, durante os dias 10 a 12 dezembro de 2016, tendo a delegação nacional sido chefiada pela Diretora da Cooperação do Camões, I.P.

Para além da intervenção da Primeira-Ministra do país anfitrião, Sheikh Hasina e de outras individualidades de alto nível, a reunião contou com uma intervenção, via skype, do novo Secretário-Geral das Nações Unidas António Guterres.

O tema geral da reunião foi “Migration that works for Sustainable Development for All: Towards a Transformative Migration Agenda”, este ano com um particular enfoque na implementação da nova agenda 2030 e na negociação do futuro Compacto Global para as Migrações.

À semelhança dos anos anteriores, o FGMD contou com a realização de seis mesas redondas distintas que versaram sobre as seguintes áreas temáticas: a) A economia das migrações e do desenvolvimento, b) A sociologia das Migrações e do desenvolvimento, c) A governação das migrações e do Desenvolvimento.

Portugal participou em duas mesas redondas. A primeira, dedicada ao tema “Cooperação na governação social”, beneficiou de uma intervenção do responsável do Alto Comissariado para as Migrações que abordou, no seu essencial, um conjunto de iniciativas e programas que aquele organismo tem vindo a desenvolver no âmbito da integração dos migrantes, as quais vêm reforçar o ambiente de tolerância que existe, de uma forma geral, na sociedade portuguesa e, por outro lado, o próprio consenso político relativamente à importância da comunidade imigrante no nosso país.

A segunda, sobre o tema “ Migrantes em situação de crises: conflitos, alterações climáticas e desastres naturais”, contou com uma intervenção do Camões, I.P., que referiu, muito em concreto, o lançamento, em Portugal, da Plataforma Global para os estudantes sírios, da iniciativa do ex-Presidente Jorge Sampaio.