Portugal no 38.º Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai

Publicado em quarta-feira, 18 novembro 2020 17:16

Decorre de 21 de novembro a 5 de dezembro de 2020, na Cinemateca Uruguaia, em Montevideu, a 38.ª edição do Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai (FCIU) durante o qual serão exibidos 7 filmes portugueses, em produção e em coprodução, alguns deles nomeados nas categorias mais importantes do evento.

“Vitalina Varela”, filme multipremiado de Pedro Costa selecionado pelo júri oficial do FCIU mas fora de competição, “A metamorfose dos pássaros” de Catarina Vasconcelos, nomeado na categoria “Competição longas-metragens internacionais” e as curtas “A mordida” de Pedro Neves Marques e “Raposa” de Leonor Noivo são alguns dos filmes portugueses que serão exibidos nesta edição do festival que, excecionalmente e dadas as atuais circunstâncias, se realizará no mês de novembro.

A programação compreende 156 filmes de 54 países e estrutura-se em sete secções competitivas, duas panorâmicas, uma secção temática de cinema e música em “Ensaio de Orquestra”, e uma secção de autores consagrados.

O FCIU é um dos festivais de cinema mais importantes da América Latina e é apoiado há mais de uma década pelo Camões, I.P. e pela Embaixada de Portugal em Montevideu.

A programação pode ser consultada em www.cinemateca.org.uy.