Egito: Portugal no ‘Cairo Jazz Festival’

Publicado em quinta-feira, 15 março 2012 08:56

Portugal vai estar representado pelo Quinteto André Carvalho na 4ª edição do ‘Cairo Jazz Festival’, que decorre de 15 a 17 de março na capital egípcia.

O programa do 4º ‘Cairo Jazz Festival’ propõe diversos grupos provenientes de países como Estados Unidos, Austrália, Japão, Espanha, Áustria, Holanda e Egito.

O Quinteto André Carvalho, que atuará dia 15 no Sawy Cultural Wheel e dia 17 no Cairo Jazz Club, tem como líder o contrabaixista André Carvalho, segundo o sítio Central Musical.

O grupo, criado em 2008, é formado por alguns amigos do seu líder - Zé Maria, Bruno Santos, Filipe Melo e João Rijo -, todos eles músicos reconhecidos no panorama do jazz nacional, diz aquele sítio, que acrescenta ser o repertório, «em grande parte, constituído por temas originais do contrabaixista que foram escritos precisamente para esta formação».

O primeiro álbum do grupo, Hajime, foi editado em maio de 2011 pela editora Portuguesa ‘Tone of a Pitch’, no mesmo mês em que a banda ganhava o prémio de ‘melhor grupo’ do Concurso Internacional de Jazz de Bucareste.

André Carvalho foi o autor de todas composições do álbum que apresentava ainda como convidada especial a cantora Mariana Norton. «Misturando modern jazz, música clássica e música contemporânea, bem como um toque de música portuguesa, as melodias [do álbum] mostram uma abordagem original na qual a improvisação é a ‘cola’ que as junta», diz a apresentação pela ‘Tone of Pitch’.

O quinteto já se apresentou em vários clubes, auditórios e festivais, tais como o OutJazz 2009 e 2010, o Centro Cultural Vila-Flor, o Centro Cultural Vila das Aves, o OndaJazz, o BeJazz, o Jazz ao Norte, entre outros.

A participação do grupo português inscreve-se no âmbito das atividades do leitorado do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal no Cairo.