Espanha: Jugada a 3 Bandas 2012 tem Portugal como país convidado

Publicado em sexta-feira, 13 abril 2012 08:00

Portugal é o país convidado do evento jugada a 3 bandas 2012, que é inaugurado, no sábado 14 de abril de 2012, através da abertura conjunta de todas as galerias participantes, em Madrid.

Jugada a 3 bandas é uma iniciativa que pretende dinamizar a cena da arte emergente e dar visibilidade ao trabalho que comissários e artistas têm vindo a realizar nos últimos tempos no âmbito e com o apoio imprescindível das galerias de arte da cidade de Madrid.

Após o êxito da primeira edição de Jugada a 3 bandas, em 2011, com a participação de 14 galerias de Madrid, 16 curadores espanhóis e 50 artistas internacionais, decidiu-se ampliar o programa, entrando Portugal como país convidado e procurando projetos curatoriais de excelente qualidade.

Nesse sentido, as galerias participantes apresentam um projeto para a segunda edição de Jugada a 3 bandas no qual os curadores, ou alguns dos artistas participantes do projeto, são portugueses. É valorizada especialmente a possibilidade de trabalhar em paralelo com galerias do país vizinho, sempre sob a perspetiva curatorial fronteiriça.

O curador tem de conceber um projeto que envolva artistas espanhóis e portugueses e que promova uma certa reflexão e olhar sobre a relação cultural entre Portugal e Espanha.

O objetivo é criar uma maior repercussão e visibilidade internacional entre o trabalho de galerias, curadores e artistas peninsulares, desde os mais estabelecidos aos emergentes, sempre numa perspetiva de interrogação sobre o trabalho desenvolvido, cabendo a seleção dos projetos apresentados à direção artística de Jugada a 3 bandas.

Jugada a 3 bandas é um evento organizado pela Subdirección General de Promoción
de las Bellas Artes
do Ministério da Educação, Cultura e Desporto de Espanha, que já faz parte do calendário anual de Madrid de arte contemporânea.