Portugal ocupa 5º lugar em estudo sobre compromisso dos países com o Desenvolvimento

Publicado em terça-feira, 20 janeiro 2015 18:34

Portugal foi classificado em 5º lugar, a par da Noruega e da Holanda, num índice que avalia os países em termos do compromisso assumido com o Desenvolvimento durante o ano de 2014, no âmbito de um estudo divulgado pelo Center for Global Development (CGD).

De acordo com o documento, disponível em http://www.cgdev.org/initiative/commitment-development-index/index, o governo português apoia fortemente a investigação e o Desenvolvimento, tem um elevado desempenho ao nível da transparência financeira e apoio ao investimento em países terceiros e também contribui para a segurança internacional.

Segundo este estudo, intitulado Commitment to Development Index - CDI (índice do Compromisso com o Desenvolvimento), de caráter anual, os países que mais se destacaram em 2014 foram a Dinamarca, Suécia, Finlândia e Reino Unido. No 6º e 7º lugar, depois de Portugal, surgem a Nova Zelândia e a França.

Para a avaliação são tomadas como critério sete áreas de intervenção que “afetam o bem-estar das pessoas em todo o mundo”: ajuda, comércio, finanças, migrações, ambiente, segurança e tecnologia.

Mais informação sobre o CDI: http://www.cgdev.org/page/cdi-consortium