Portugal ocupa o 9.º lugar no “Commitment to Development Index” de 2018

Publicado em quarta-feira, 28 novembro 2018 12:46

O “Commitment to Development Index” classifica 27 dos países mais desenvolvidos do mundo relativamente ao impacto global das suas políticas públicas nos países em desenvolvimento, à luz de 7 domínios: Cooperação para o Desenvolvimento, Finanças, Tecnologia, Meio Ambiente, Comércio, Segurança e Migrações. Em 2018 Portugal é o 9.º classificado, apresentando um desempenho especialmente destacado nas componentes de tecnologia, migrações e ambiente.

 

Este Índice é da responsabilidade do Centre for Global Development, que visa produzir conhecimento e soluções práticas que promovam uma mudança de políticas dos países desenvolvidos em favor da redução da pobreza global e das desigualdades.

Portugal tem efetuado um esfoço extraordinário ao nível do impacto que o conjunto das suas políticas públicas tem em favor do desenvolvimento, atendendo à sua capacidade de projeção, sobretudo financeira, em comparação com outros países.

A classificação de 2018 vem demonstrar o reconhecimento internacional do esforço e do progresso alcançado por Portugal nos últimos anos, em algumas áreas que contribuem para a redução da pobreza e o desenvolvimento globais.