Portugal participa na segunda reunião do Grupo de Apoio Orçamental a Cabo Verde

Publicado em quinta-feira, 24 novembro 2022 14:46

Portugal participou na segunda reunião da XXXI.ª Missão de Avaliação Conjunta do Grupo de Apoio Orçamental (GAO) a Cabo Verde, através da participação do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e dos Serviços de Cooperação da Embaixada de Portugal na Praia.

As reuniões decorreram na Cidade da Praia, de 14 a 18 de novembro de 2022, e contaram com a presença dos parceiros do GAO (Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, União Europeia, Luxemburgo, Espanha e Portugal) e os vários representantes setoriais cabo-verdianos, coordenados pelo Ministro das Finanças.

O financiamento anual de Portugal ao orçamento de Estado de Cabo Verde, no montante de 500.000€, é regulado pelo Memorando de Entendimento assinado entre os dois países para o período 2022-2026 e destina-se a apoiar o Setor da Segurança (Defesa, Administração Interna e Justiça). Esta reunião foi a última a ser assumida pela Presidência da União Europeia, cabendo a Portugal a Presidência e coordenação do GAO no ano de 2023.