Portugal presente na reunião de Altos Funcionários do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento

Publicado em quinta-feira, 04 abril 2013 16:45

Portugal participa na reunião de Altos Funcionários do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que decorre a 3 e 4 de abril de 2013 em Paris, subordinada, nomeadamente, à questão do Financiamento do Desenvolvimento até 2015.

Integram a delegação portuguesa a esta reunião a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), Ana Paula Laborinho, o representante permanente de Portugal junto da OCDE, a adjunta para a Cooperação do CICL e a delegada de Portugal no CAD.

O financiamento do Desenvolvimento até 2015, incluindo a implementação nos próximos dois anos de melhorias na forma de contabilização e monitorização dos fluxos de financiamento externo, é um dos temas em agenda neste encontro.

Outros aspetos em debate são a necessidade de uma ação mais eficaz e concertada no combate aos fluxos financeiros ilícitos, que representam uma perda de recursos importante para os países em desenvolvimento, assim como a importância de integrar o crescimento verde nas políticas de desenvolvimento, tendo em conta a ocorrência frequente de fenómenos climáticos externos e suas consequências devastadores, em particular para os países mais vulneráveis.

Após o encerramento da reunião de Altos Funcionários do CAD, segue-se, entre 4 e 5 de abril, o Fórum Global de Desenvolvimento (FGD) de 2013, promovido conjuntamente pela Direção de Cooperação, a Direção de Estatísticas e o Centro de Desenvolvimento da OCDE e a Iniciativa Paris21.

Trata-se de um evento que será promovido nos próximos três anos com o objetivo de contribuir para a nova agenda do Desenvolvimento no período pós-2015. Em 2013, o FGD refletirá sobre as diferentes abordagens em relação ao fenómeno da pobreza e seu caráter multidimensional, e ainda sobre a sua relação com os pilares ambiente e crescimento, elementos essenciais para promover a coesão social e o crescimento inclusivo nos países em desenvolvimento.