Decorreu a 6 de maio de 2025, a sessão de encerramento do projeto ProCultura+, que teve lugar nas instalações da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. O evento, que contou com transmissão online, marcou a conclusão do projeto implementado pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que, entre 2022 e 2025, permitiu a mobilidade internacional de estudantes e professores dos PALOP-TL e de Portugal.
Na sessão, onde foram apresentados os resultados do projeto, estiveram presentes alunos e professores bolseiros, assim como representantes das instituições implementadoras. O PROCULTURA também se fez representar por Mercedes Pinto, gestora do projeto, que teve oportunidade de fazer uma apresentação geral das atividades, focando-se necessariamente na componente de reforço de competências, campo onde se insere a atribuição de bolsas a estudantes do ensino superior. Esta atividade, implementada em parceria com o consórcio AULP, Agência Nacional Erasmus+, permitiu a criação de mais oportunidades de mobilidade internacional e, consequentemente, a ampliação dos resultados do PROCULTURA. No final da sua intervenção, Mercedes Pinto fez questão de sublinhar a importância deste programa para os PALOP-TL, pelo facto de “ser um espaço que partilha uma língua comum e que essa é uma riqueza que merece ser valorizada pelo meio académico, para a partilha de projetos, de culturas e até de realidades”. A gestora do projeto terminou, lançando o desafio à AULP de dar continuidade ao ProCultura+, não só pela oportunidade que dá aos beneficiários, mas também pela possibilidade de fortalecimento do espaço PALOP-TL.
A sessão de encerramento do ProCultura+ contemplou ainda duas mesas redondas, onde estudantes e professores tiveram oportunidade de partilhar as suas experiências; e um momento cultural, que contou com atuações de bolseiros de Angola e de Moçambique.
De recordar que, ao longo dos três anos de implementação, o ProCultura+ procurou promover a capacitação artística e a construção de pensamento crítico de estudantes dos PALOP-TL, incidindo nas áreas disciplinares da dança, música, teatro, gestão do património cultural, língua, culturas e literatura portuguesa. Ao todo, foram promovidas 89 mobilidades, que abrangeram 7 países e 20 instituições de ensino superior (9 dos PALOP-TL).
A sessão de encerramento do projeto ProCultura+ está disponível no canal do Youtube da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.