Portugal: Publicação da antologia “Entre o Chiado, o Carmo e Paris, Artes na Esfera Pública”

Publicado em segunda-feira, 15 fevereiro 2021 16:51

Foi publicada a antologia de textos, exposições e performances Entre o Chiado, o Carmo e Paris, Artes na Esfera Pública (coord. José Quaresma, Ed. FBAUL, 2020), tanto em formato impresso como em formato digital. Esta obra congrega a produção artística, ensaística e de debate público sobre temas atinentes ao Chiado e ao Carmo, dando testemunho da intensa atividade desenvolvida entre 2013-2020, nas cidades de Lisboa, Paris, Łódź, Cuenca, Granada, Florença, Auckland (Nova Zelândia), Vitória (Brasil) e Bruxelas. Esta obra tem o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Na publicação podemos observar obras, performances e vídeos de Alexandre Nobre, João Castro Silva, Fernando Crêspo, Nikoleta Sandulescu, Paulo Lourenço, Evgenya Hristova, Catarina Mendes, Orlando Farya, Helena Ferreira, Alicja Habisiak-Matczak, Simão Martinez, entre muitos outros. Por outro lado, a seleção de textos inclui vários ensaios de José-Augusto França, de Guilherme d’Oliveira Martins, de Fernando Rosa Dias, Cristina Azevedo Tavares, Juan Carlos Guadix, Célia Nunes Pereira, Mark Harvey, Fernando Crêspo, Helena Ferreira, entre outros.

A colaboração da Casa de Portugal – André de Gouveia da Cidade internacional universitária de Paris, da Cátedra Lindley Cintra da Universidade de Paris Nanterre, e do Leitorado de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade de Paris 8 – Vincennes – Saint-Denis, e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. com o projeto Chiado / Carmo / Paris, coordenado pelo professor José Quaresma, começou em 2013, em torno do francesismo, e do fascínio, das influências e das provocações que têm levado Lisboa a sonhar com Paris. Em 2020, a sua sétima edição, declinou-se em formato papel e em livro eletrónico, num balanço retrospetivo das edições anteriores.

A obra, de acesso livre, pode ser visualizada ou descarregada aqui

Tópicos neste artigo: