Itália: Portugal representado na Bienal de Veneza pelo Projeto "Neighbourhood: where Álvaro meets Aldo"

Publicado em segunda-feira, 06 junho 2016 12:14

De 25 de maio a 27 de novembro de 2016, "Neighbourhood: where Álvaro meets Aldo" é o projeto que representa oficialmente Portugal na 15ª Bienal Internacional de Arquitetura - 'La Biennale di Venezia', com curadoria dos arquitetos Nuno Grande e Roberto Cremascoli e com organização da Direção-Geral das Artes. O Camões, I.P. apoia este evento.

"Neighbourhood: where Alvaro meets Aldo" incide sobre o projeto de habitação social que Álvaro Siza, fez para a ilha da Giudecca, em Veneza, na década de 1980, e que agora vai ser finalizado após vários anos de paragem.

O projeto "foca a representação portuguesa no trabalho notável de Álvaro Siza no campo da habitação social, percorrendo as suas intervenções em diferentes distritos do Porto, Berlim, Haia e Veneza - a própria cidade da Bienal e expondo a sua experiência social, como parte da sua relação com o contexto europeu da cidade, que o arquiteto adquiriu, entre outras, através dos seus contactos com a cultura arquitetónica italiana, e em particular com o legado conceptual de Aldo Rossi".

O programa de abertura da representação oficial portuguesa incluiu um almoço com os residentes do Campo di Marte e a mesa redonda 'Progettare nella città storica: la Giudecca como laboratório urbano' com a participação de várias personalidades das instituições e da cultura. A edição deste ano da Bienal conta com a participação de 48 países em vários espaços de Veneza, estando a curadoria a cargo do arquiteto chileno Alejandro Aravena.