A sessão de abertura da segunda edição do programa “UN-PT Capacity Building Programme on Sustainable Ocean Governance and Blue Economy”, contou com a participação de Pedro Oliveira, Vice-Presidente do Camões, I.P..
Esta segunda edição decorreu em Lisboa, entre 20 e 24 de outubro de 2025, com um programa destinado a cerca de 30 altos quadros dos Estados-Membros da ONU com responsabilidades na política do oceano, e com especial enfoque nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS).
O programa pretende promover a partilha de experiências e boas práticas, contando com o conhecimento e experiência de um corpo de peritos de referência no setor, para a análise das vulnerabilidades dos países, para o debate sobre soluções inovadoras de proteção e preservação dos ecossistemas marinhos e, em paralelo, para explorar oportunidades em matéria de economia azul.
A troca de conhecimento com países em situações especiais, como os SIDS, representa um pilar estratégico da Cooperação Portuguesa, num contributo para a concretização da Agenda 2030 e dos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A iniciativa resulta de uma parceria entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UN-DESA), executada pela Fundação Oceano Azul e cofinanciada pelo Camões, I.P..
