Portugal: SWAIMS | Participação no III Curso de Segurança Marítima

Publicado em quinta-feira, 18 maio 2023 12:30

Decorreu entre os dias 8 e 12 de maio de 2023, na Ilha Terceira, Açores, o III Curso de Segurança Marítima organizado pelo Atlantic Center, no âmbito do qual foi realizada a primeira ação de formação e treino conjunto dos países costeiros da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), enquadrada no projeto SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security).

Sob o tema Digital and Technological Challenges in the Maritime Sector, o curso deu a oportunidade aos auditores dos países beneficiários do SWAIMS de reforçar os seus conhecimentos na área marítima, assim como, discutir várias soluções para a Segurança Marítima no âmbito tecnológico e digital, tendo a cerimónia final do curso sido presidida pela Ministra da Defesa Nacional.

O evento contou com a presença do Coordenador da Unidade de Implementação do Camões, I.P. (UIC) do projeto SWAIMS, de um formador do Comando-Geral da Polícia Marítima e ainda de um representante do United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC). Por parte dos Estados costeiros da CEDEAO beneficiários do projeto estiverem presentes auditores do Benim, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Guiné (Conacri), Nigéria, Serra Leoa, Senegal e Togo.

Durante este período, a equipa de auditores do SWAIMS teve um primeiro contacto com algumas das matérias a ministrar na ação de formação em criminalidade marítima e recolha e preservação de provas, bem como sobre os aspetos legais ligados à Segurança Marítima, que será realizado pela Marinha Portuguesa entre setembro e novembro de 2023, prevendo-se que possa contar com a participação de três elementos de cada um dos doze Estados beneficiários do projeto, num total de 36 formandos.

A participação dos auditores do SWAIMS foi patrocinada pelo Atlantic Center e pelo EnMAR Project (Expertises France).

O SWAIMS é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente de Resposta Operacional da Aplicação da Lei e Gestão do Estado de Direito no Mar é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., sendo também cofinanciada e implementada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.

Saiba mais sobre o SWAIMS aqui.

33979 2