Brasil: Portuguese Brass Quintet na 32ª Oficina de Música de Curitiba

Publicado em sexta-feira, 03 janeiro 2014 19:29

O grupo musical Portuguese Brass Quintet representa Portugal na 32ª Oficina de Música de Curitiba, um dos mais importantes centros de formação e aperfeiçoamento musical da América Latina, que se realiza de 5 a 26 de janeiro de 2014 com o patrocínio do Camões, IP no Brasil e com o apoio institucional da Embaixada de Portugal naquele país.

Trata-se de um evento que contempla as principais linguagens musicais, com programas pedagógicos e artísticosque são desenvolvidos tanto na música erudita como na música popular.

A Oficina de Música está dividida em vários programas, dentro das fases erudita e popular, oferecendo cursos, concertos em várias séries, master classes, seminários e outras atividades, e atingindo um público estimado em 50 mil pessoas.

Com o apoio do Camões IP, a presença portuguesa neste prestigiado evento será assegurada pelo Portuguese Brass Quintet, grupo de música de câmara constituído por músicos solistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de S. Carlos, que se distingue pelo repertório variado, incluindo desde adaptações a originais, e abrangendo diversos estilos, desde o Barroco ao Clássico, Romântico, Contemporâneo, Jazz, Pop e outros.

O Portuguese Brass Quintet, frequentemente referenciado pela crítica pela sua majestosa sonoridade, atua no dia 06 de janeiro de 2014 no Teatro do Paiol. (http://www.oficinademusica.org.br/eventos/).

Na Oficina de Curitiba, a programação pedagógica tem em conta a formação individual do aluno aliada às práticas em conjunto, concretizando-se ambas as vertentes num intenso trabalho sob a tutela individual ou coletiva de aproximadamente 100 professores e artistas consagrados do cenário nacional e internacional.

Da extensa lista de atividades previstas destacam-se Orquestras, Música de Câmara, programa vocal - voltado para a montagem de Ópera Estúdio, Banda Sinfônica – Práticas de atividades Corais - adulto e infantil, programa de Música Antiga, dirigida a praxis de referência de música histórica, Música Contemporânea, integrando as novas tecnologias, Música Popular Brasileira com suas derivações na Música Instrumental e Música de Raiz.

O programa desta 32ª Oficina de Música desenrola-se em diversos teatros e auditórios da cidade brasileira de Curitiba – Paraná.

Mais informações e programação completa: http://www.oficinademusica.org.br/