Praga: Noite da Literatura Europeia 2018

Publicado em segunda-feira, 28 maio 2018 07:30

Decorreu no passado dia 9 de maio de 2018 a edição de 2018 da Noite da Literatura Europeia em Praga. O evento, que se destina a promover obras de referência dos países participantes, resulta da organização da EUNIC (European Union National Institutes for Culture) de Praga, sob coordenação dos Centros Checos.

Portugal participa anualmente no projeto com um escritor convidado, tendo a edição de 2018 contado com leituras do romance “As Naus”, de António Lobo Antunes. A Noite da Literatura Europeia consiste num conjunto de leituras públicas de obras de renomados escritores de diversos países. O formato apresenta-se com leituras fragmentadas que decorrem entre as 18h e as 23h em locais atípicos da cidade de Praga, normalmente fechados ao público ou desconhecidos de grande parte dos habitantes da cidade, que assim aproveitam para explorar espaços sui generis, enquanto desfrutam de textos dos cânones nacionais, reconhecidos pela crítica, vertidos para a língua do país organizador. Lukáš Hlavica, prestigiada figura do panorama teatral checo, deu voz ao excerto do livro de Lobo Antunes escolhido para a edição 2018 deste evento.

Marie Havlíková, lusitanista e tradutora do romance, esteve também presente no espaço criativo GRID onde decorreram as leituras do escritor nacional.

O evento contou com o apoio do Camões, I.P.