Cabo Verde: “Sapatinho de Palavras” junta aprendizagem e celebração do Natal

Publicado em segunda-feira, 17 dezembro 2012 18:00

O “Sapatinho de Palavras” é um programa de desenvolvimento de projetos em língua portuguesa, cujo público-alvo são as crianças entre seis e os dez anos de idade. A segunda edição arranca hoje, dia 17 de dezembro, na cidade da Praia, em Cabo Verde, terminando a 21 de dezembro.

Com o espírito natalício em mente, vai-se ensinar língua portuguesa num programa de atividades aberto à criatividade, partilha e descoberta. Nesse contexto serão desenvolvidos os projetos “Sapatinho Coral”, “Sapatinho Musical”, “O Nosso Presépio”, “Era uma vez... No Sapatinho” e “Concede-me um Sapatinho” (relacionado com a mitologia do Natal).

Esta iniciativa, integrada nos dez dias do evento literário Feira da Palavra, a decorrer no Plateau, assenta na “valorização das competências comunicativas em língua de aprendentes de português como língua de herança e como língua não materna”, de acordo com a organização. Ao criar espaços de afeto e proximidade aprender a língua e a cultura pretende-se abrir caminho a um processo de aprendizagem a longo prazo personalizado e diferenciado.

Entre os objetivos destaca-se a intenção de “criar um espaço de comunicação, partilha e aprendizagem que prime pela motivação”, sendo isso refletido no “caráter lúdico e processual do ensino e da aprendizagem". Também será valorizado o reencontro com coordenadas lusófonas, a fim de valorizar uma educação intercultural.

O “Sapatinho de Palavras” acontece sob coordenação científica e pedagógica do CLP da Praia, e conta com uma equipa constituída por quatro formadoras, seis monitoras (alunas finalistas da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Cabo-verdianos e Portugueses) e alguns colaboradores.