Reino Unido: Prémio BES – Melhor Aluno de Língua Portuguesa

Publicado em quarta-feira, 18 julho 2012 10:01

A edição 2011-2012 do Prémio BES – Melhor aluno de Língua Portuguesa homenageou 12 alunos da rede do Ensino de Português no Reino Unido e Ilhas do Canal. Estes alunos foram primeiramente selecionados pelos professores da rede de ensino, que enviaram trabalhos comprovativos do bom domínio da língua portuguesa, bem como um relatório justificativo da proposta.

Um júri nomeado pela Coordenação avaliou os 45 trabalhos propostos e elegeu um por ano de escolaridade.

Este ano, pela primeira vez, foi lançado o concurso ao prémio BES-Paula Rego. Os alunos da rede de EPE concorreram com desenhos seus, apoiados pelos professores de Língua Portuguesa no seu planeamento, e pelos professores de Artes das suas escolas na execução. A pintora escolheu 4 trabalhos para premiar, das 22 obras a concurso.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu na Embaixada de Portugal, acolhida pelo Senhor Embaixador e com a presença da pintora Paula Rego, do Diretor Geral da Financeira do Grupo Espírito Santo, Gerard Petracchini, e da Coordenadora de Ensino, Regina Duarte, que entregaram os prémios aos vencedores e os certificados de louvor aos respetivos professores.

Estiveram presentes os pais dos 16 premiados e mostraram a sua satisfação pelo convite da Embaixada e pelo reconhecimento da qualidade do trabalho dos filhos. O evento decorreu ambiente de boa convialidade e de muita emoção dos encarregados de educação, que dizem ter sido aquele um momento que a família nunca esquecerá. A pintora Paula Rego comentou com os alunos as suas pinturas, mostrando grande deleite em poder conversar com os jovens acerca dos desenhos que fizeram e do que pensaram ao desenhá-los.

Foi uma tarde única para todos: Para esta Coordenação, que pôde homenagear os melhores alunos de entre 4100 que frequentam no Reino Unido e Ilhas do Canal as aulas de Língua e Cultura Portuguesas. Grato foi também louvar os professores que propuseram os seus alunos a concurso e que mostraram o bom trabalho que têm desenvolvido ao longo deste ano letivo, trabalho que foi inúmeras vezes elogiado pelos pais. Para estes, a emoção de ver os seus filhos receber das mãos de Sua Excelência o Senhor Embaixador de Portugal o certificado de Melhor Aluno é só dizível por cada um deles.

Pretendemos continuar com esta distinção no futuro, para que pais e alunos sintam reconhecido, tanto pela sociedade civil, como pelo Estado Português, o esforço empenhado em aprender a língua portuguesa.