Prémio Camões/Martifer para estudante de português da Universidade de Cracóvia

Publicado em terça-feira, 02 julho 2013 11:18

O Camões, IP e a empresa Martifer Renováveis atribuíram o primeiro Prémio Camões/Martifer à estudante Magdalena Ideć, melhor aluna de 2013 do curso de Filologia Portuguesa da Universidade Jagellonica, Cracóvia.

A cerimónia realizou-se a 27 de junho, durante o Conselho da Faculdade de Letras da Universidade de Cracóvia. O prémio, no valor de 1.500 euros, foi entregue pelo presidente da empresa portuguesa Martifer Renováveis, António Castro, e destina-se a financiar um curso de verão de língua portuguesa numa universidade em Portugal, com estadia e viagem incluídas.

Na entrega do prémio, para além de António Castro, marcaram presença o vice-presidente da empresa portuguesa, Artur Violante, o representante do Camões, I.P. em Varsóvia, José Carlos Dias, e o diretor da secção de Estudos Portugueses da Universidade de Cracóvia, Jerzy Brzozowski.

A ideia de premiar anualmente os melhores alunos dos cursos de licenciatura em Estudos Portugueses na Polónia partiu da representação do Camões I.P. em Varsóvia que, com o apoio do Embaixador de Portugal em Varsóvia, José Sequeira e Serpa, fez chegar o projeto a várias empresas nacionais a operar na Polónia.

Esta iniciativa prevê que cada uma das quatro universidades polacas com Estudos Portugueses (Varsóvia, Cracóvia, Lublin e Poznań) seja apoiada por uma empresa diferente. A Martifer Renováveis, primeira empresa a aderir ao projeto, escolheu financiar o prémio da melhor aluna da Universidade de Cracóvia, cidade onde se encontra sediada.