França: Prémio do Melhor Aluno Lusófono de França

Publicado em terça-feira, 30 outubro 2012 14:10

Criado em 2011 pela Associação Cap Magellan, associação lusófona em França, que, desde há 20 anos, participa na promoção e divulgação da cultura portuguesa e lusófona em França, com o apoio da Câmara de Paris e da Embaixada de Portugal em França.

O Prémio Cap Magellan - Melhor Aluno Lusófona de França foi atribuído pela segunda vez este ano, e entregue no 27 de outubro de 2012 num jantar de gala oferecido pela cidade de Paris, e cujo convidado de honra foi a cidade de Lisboa.

O prémio recompensa um estudante que, no quadro do seu percurso escolar, bem como no seu projeto profissional e compromissos extracurriculares, atingiu um nível de excelência. A ligação com a lusofonia pode acontecer através da sua origem ou  do seu percurso escolar na área da língua e das culturas lusófonas.

Em 2011, a vencedora foi uma jovem doutoranda, Vanessa Sérgio, professora do Departamento de Português da UFR LCE, que vai defender no dia 28 de novembro de 2012, uma tese intitulada "Macau: a vida cultural e literária de expressão portuguesa na primeira metade do século XX - '. Filhos da Terra' de Luís Gonzaga Gomes".

Em 2012, a vencedora é Angélique Sauvaire que defendeu em junho último a sua tese de Mestrado, intitulada "O Bairro, de Gonçalo M. Tavares: espaço interartístico" no quadro de um duplo mestrado de parceria internacional da Université Paris Ouest Nanterre La Défense / Ciências da Cultura da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal.

O Departamento de Português e o Mestrado de Estudos Românicos regozijam-se com a atribuição deste prémio, recente mas já de prestígio, a estudantes que concluíram a sua graduação completa, licenciatura, mestrado (doutoramento e para um deles), em Nanterre e estão envolvidos nas diversas iniciativas do Centro de Pesquisa Interdisciplinar sobre o mundo lusófono, CRILUS, tais como seminários, a publicação da revista Plural/Pluriel e outras atividades culturais da Cátedra Lindley Cintra, do Camões, IP, em Nanterre.