Portugal: Prémio Eduardo Lourenço: Candidaturas decorrem até 12 de abril de 2013

Publicado em quinta-feira, 28 fevereiro 2013 10:40

O Prémio Eduardo Lourenço, instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI) com o objetivo de galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas, realiza-se este ano em 9ª edição, decorrendo as candidaturas até 12 de abril de 2013.

Desde a sua criação, em 2004, este Prémio de homenagem ao consagrado ensaísta e filósofo já distinguiu as seguintes personalidades de Portugal e de Espanha: Maria Helena da Rocha Pereira (professora catedrática), Agustín Remesal (jornalista), Maria João Pires (pianista), Ángel Campos Pámpano (poeta), Jorge Figueiredo Dias (professor catedrático), César António Molina (escritor), Mia Couto (escritor) e José María Martín Patino (teólogo).

Eduardo Lourenço nasceu em São Pedro do Rio Seco em 1923. Heterodoxia I e II, Sentido e Forma da Poesia Neo-Realista, O Labirinto da Saudade – Psicanálise Mítica do Destino Português, O Complexo de Marx ou o Fim do Desafio Português e O Espelho Imaginário – Pintura, Anti-Pintura, Não-Pintura são alguns dos títulos da sua extensa obra.

As candidaturas à 9ª edição do Prémio podem ser apresentadas por qualquer instituição ou pessoa até ao próximo dia 12 de abril. O Regulamento pode ser consultado em www.cei.pt.