Moçambique: Grande Final do Prémio Eloquência Camões

Publicado em quarta-feira, 26 agosto 2015 17:44

Realiza-se no dia 28 de agosto de 2015, às 15h00, no Centro Cultural Português em Maputo, a Grande Final do Prémio Eloquência Camões 2015, onde serão premiadas as três melhores apresentações de textos produzidos por estudantes do Ensino Secundário Geral (ESG).

Para esta 13.ª edição do Prémio Eloquência foram convidadas a participar nove escolas públicas de Maputo. Numa primeira fase, em maio deste ano, foi realizada uma Oficina sobre Texto Argumentativo, dirigida a professores de Português das escolas participantes. Seguiu-se o trabalho na escola, já com os alunos, que resultou na apresentação de textos redigidos pelos alunos (máximo de 5 por escola).

Foram submetidos a concurso 32 textos pelas escolas concorrentes, tendo sido selecionados 17 trabalhos para a fase final, oriundos de sete escolas concorrentes: Escola Secundária Bonifácio Gruveta Massamba, Escola Secundária Josina Machel, Escola Secundária de Laulane, Escola Secundária de Lhanguene, Escola Secundária de Malhazine, Escola Secundária da Polana e Escola Secundária Quisse Mavota.

Na fase final do Prémio, entre 24 e 27 de agosto, realiza-se uma Oficina de Oralidade orientada pela atriz e formadora Ana Magaia que tem como objetivo aperfeiçoar a expressão oral dos candidatos.

O principal objetivo do Prémio Eloquência Camões é motivar os estudantes para a importância da expressão oral em língua portuguesa e contribuir para a consciencialização da sua aplicação no mercado de trabalho, em áreas tão variadas como a comunicação social, a docência, a publicidade e o teatro. Os alunos a concurso apresentam publicamente um texto de sua autoria sobre um assunto previamente escolhido.