Prémio Literário Glória de Sant’Anna aberto a todas as regiões de Língua Portuguesa

Publicado em terça-feira, 07 outubro 2014 18:56

O Prémio Literário Glória de Sant'Anna, dedicado à poesia, contemplará pela primeira vez, na sua 3ª edição, em 2015, não só os países de Língua Portuguesa mas também todas as regiões em que este idioma tem expressão, como Macau, Galiza, Goa, Malaca e outras do espaço Lusófono.

Instituído em 2012 em memória da poeta Glória de Sant’Anna, este galardão tem o valor pecuniário de 3.000 euros e distingue o autor do melhor livro de Poesia em língua Portuguesa editado no ano corrente. Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Ação Cultural de Válega (GAC), em colaboração com a família da escritora e entidades patrocinadoras.

Glória de Sant'Anna (Lisboa, 1925 - Válega, Ovar, 2009) foi uma poeta portuguesa. Casou-se em 1949 com o arquiteto Afonso Henriques Manta Andrade Paes e viveu em Moçambique de 1951 a 1974.

Em representação da família de Glória de Sant'Anna e do Grupo de Ação Cultural de Válega (GAC), o Mestre Rui Paes comenta: “A Língua é um espaço habitado em permanente fluir e por isso imensurável. Na sua elasticidade e reinvenção conceptual, a Língua permanece como elo de ligação entre lugares díspares. A Língua torna esses lugares menos remotos e, quando regressa, vem enriquecida. Parece-me natural que o Prémio Glória de Sant’Anna passe também a incluir no seu regulamento as regiões Lusófonas e reconheça a importância cultural coletiva e as ligações históricas de todo o espaço Lusófono.”

Informações:

http://gloriadesantanna.wordpress.com/

Inez Andrade Paes - Premio Literário Gloria de Sant’Anna

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Américo Matos - Grupo de Acção Cultural de Válega

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.