Prémio Pessoa 2016 atribuído a Frederico Lourenço

Publicado em segunda-feira, 12 dezembro 2016 07:34

Frederico Lourenço, tradutor, escritor e professor universitário, foi galardoado com o Prémio Pessoa 2016, foi anunciado no dia 9 de dezembro de 2016, no Palácio de Seteais, em Sintra.

O presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, sublinhou a "rara erudição" do escritor, tradutor e professor universitário. Frederico Lourenço publicou este ano o primeiro volume da nova tradução da versão grega da Bíblia, "Septuaginta", o primeiro volume de uma série de seis, com os quatro Evangelhos canónicos, de Mateus, Marcos, Lucas e João.

Frederico Lourenço nasceu em Lisboa, em 1963. Obteve a sua Licenciatura e o seu Doutoramento em Línguas e Literaturas Clássicas na Universidade de Lisboa, tendo lecionado também nessa Universidade, entre 1988 e 2009, antes de assumir o lugar de professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O prémio, com um valor pecuniário de 60 mil euros. é concedido anualmente à pessoa de nacionalidade portuguesa que durante esse período e na sequência de uma atividade anterior tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país. Em 2015, o galardão foi atribuído ao escultor Rui Chafes.

Com Lusa, RTP e Público