Portugal: Prémio Victor de Sá de História Contemporânea para investigadores

Publicado em sexta-feira, 12 abril 2013 08:48

O Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, instituído pela Universidade do Minho com o objetivo de incentivar a investigação no campo da História Contemporânea de Portugal, a partir de 1820, realiza-se este ano em 22ª edição, decorrendo o prazo de candidaturas até 1 de julho de 2013.

Ao galardão podem concorrer jovens investigadores até aos 35 anos, portugueses e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), residentes no continente, nas regiões autónomas ou no estrangeiro.

Os trabalhos, que devem ser redigidos em Português, podem ser originais datilografados (a dois espaços em folha A4) ou impressos publicados durante o ano de 2012 ou até à data limite de apresentação, devendo ter no mínimo 50 páginas de texto. O valor pecuniário a atribuir é de dois mil euros.

Este Prémio anual, que a Universidade do Minho lança desde 1992 com base numa doação do historiador Victor de Sá, visa incentivar o interesse pelo estudo de uma época (desde 1820 até aos nossos dias) “cujo significado tem relevância crescente para a completa tomada de consciência da nossa identidade”, segundo os promotores.

O júri, nomeado pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho, será composto por três especialistas reconhecidos e com obras publicadas na mesma área histórica. O vencedor do Prémio e os candidatos distinguidos com Menções Honrosas, se as houver, serão publicamente conhecidos até ao final de novembro de 2013.