Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2016 - 2 projetos de Portugal selecionados

Publicado em quinta-feira, 07 abril 2016 18:39

Duas iniciativas portuguesas foram selecionadas no âmbito do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2016, o mais importante prémio europeu no domínio do património. Foram premiados os projetos relativos à reabilitação da Catedral e Museu Diocesano de Santarém e ao do Desenvolvimento Sustentável do Planalto da Mourela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Comissão Europeia e a Europa Nostra anunciaram, no dia 7 de abril de 2016, os 28 vencedores de 16 países que foram distinguidos pelos seus contributos exemplares em quatro categorias: Conservação, Investigação, Serviço Dedicado ao Património, e Educação, Formação e Sensibilização.

A partir de agora, cidadãos de todo o mundo podem votar online para o Prémio do Público e angariar apoios para os projetos do seu país ou de outro país da Europa.

Os projetos escolhidos pelos júris são exemplos de criatividade, inovação, desenvolvimento sustentável e participação social no domínio do património em toda Europa

Entre as iniciativas premiadas em 2016, encontram-se a reabilitação de um caminho suspenso construído nas encostas íngremes de um desfiladeiro, que tornou acessível a todos os visitantes uma paisagem de extraordinária beleza natural, atraindo deste modo uma nova vaga de turismo para a região (Espanha); o desenvolvimento de um estilo industrial de digitalização, que possibilitou a digitalização de cerca de 9 milhões de espécimes zoológicas, botânicas e geológicas da Europa e de outros continentes, de valor incalculável para os investigadores de todo o mundo (Holanda) e a dedicação dos funcionários de um museu nacional que, durante três anos, trabalharam gratuitamente para manter o museu aberto numa situação política difícil (Bósnia-Herzegovina).

Pela primeira vez foi atribuído um prémio a um projeto da Islândia: a reabilitação e conversão do Hospital Francês de Faskrudsfjordur num museu.

Saiba mais em: www.europanostra.org/news/748

Twitter: @europanostra