Presidente do Camões, I.P. recebeu Embaixador de Itália em Portugal

Publicado em quinta-feira, 05 março 2020 21:22

O Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, recebeu no dia 5 de março de 2020 o Embaixador de Itália em Portugal, Carlo Formosa.

O relacionamento entre Portugal e Itália ao nível da língua e da cultura é intenso, sendo a presença do Camões, I.P. cada vez mais visível no país transalpino.

A ação mais recente teve lugar no dia 28 de janeiro 2020, na Università Internazionale di Roma, com a inauguração da Cátedra “Vasco da Gama”, que assim se juntou às 12 cátedras Camões já existentes em Itália.

A cerimónia contou com a presença do Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos e do Embaixador de Portugal em Roma, Pedro Nuno Bártolo.

A inauguração da Cátedra incluiu a assinatura do Protocolo de Cooperação entre as duas instituições e, ainda, uma conferência sobre a figura de Vasco da Gama na literatura portuguesa, pela Professora Annabela Rita, da Universidade de Lisboa.

Em 2018, frequentaram os Estudos Portugueses em Itália (rede Camões) cerca de 3.169 alunos (2155 nas Instituições com Cátedras). 25,4 % das Cátedras do Camões, I.P. localizam-se em Itália - 13 de 50; Em 2019, o número de investigadores associados às Cátedras é de 72. O Camões, I.P. apoia, em Itália, através do envio regular de publicações em língua portuguesa, 31 lusitanistas.

Em 2014, a língua portuguesa foi integrada nas tabelas ministeriais como disciplina lecionada nas escolas italianas. Para a formação de professores para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) em Itália, foram escolhidos dois polos: a Università Internazionale S. Pio V, de Roma e a Universidade Ca’ Foscari, de Veneza, tendo concluído a sua formação, em 2016, 17 professores.

No âmbito do protocolo assinado com o CAPLE, o Camões, I.P. e a Lusitânia Centro Culturale, em Bari, para a realização de exames de português língua estrangeira, em 2019, realizaram-se 2 exames de certificação na época de maio e 3, na época de julho.