Rússia: Primeira semana da língua portuguesa em Rostov-no-Don

Publicado em segunda-feira, 21 maio 2012 13:17

A primeira semana da língua portuguesa em Rostov-no-Don, no sul da Rússia, decorreu de 14 a 17 de maio no Departamento de Línguas e Culturas do Mundo da Universidade Estatal Técnica do Don (DGTU). A iniciativa resultou da colaboração do Instituto Camões (IC) na Rússia, na pessoa do seu leitor João Mendonça João, com a professora de português da DGTU Julia Degtyareva e o centro de língua Dante Aghiglieri.

A semana incluiu palestras sobre cultura portuguesa (A doutrina do lusotropicalismo, A condição da mulher em Portugal, Tradições populares portuguesas, A música de intervenção e afins), oficinas de trabalho em português, concurso de fonética, declamação de poemas.

A programação incluiu também a exibição de filmes documentais e de ficção de realizadores portugueses, entre os quais Inês de Portugal, de José Carlos de Oliveira, Lisboetas, de Sérgio Tréfaut, Gosto de Ti Como És, de Sílvia Firmino, e Milagre Segundo Salomé, de Mário Barroso.

O rol de eventos proporcionou animados debates em torno da lusofonia e cativou novos públicos, para além do núcleo de estudantes de português.

Um dos ‘pratos fortes’ da semana foi a festa, que reuniu estudantes angolanos, moçambicanos e brasileiros com estudantes russos de português de Rostov. Os estudantes dos países da CPLP apresentaram o seu país de origem e os ex-libris das respetivas culturas num ambiente informal. Ao serão, não faltaram canções dos quatro cantos da lusofonia, e danças, tais como o Kuduro angolano e a Marrabenta moçambicana.

Na mesma semana (18 e 19 de maio), Rostov-no- Don, foi a cidade- anfitriã dos Dias da Europa, nos quais Portugal marcou presença.

O Instituto Pedagógico do Sul e a DGTU abriram consecutivamente as suas portas ao público, oferecendo aulas de iniciação à língua portuguesa, ministradas pelo leitor do IC na Rússia.

A 20 de maio, no âmbito do Festival de Cinema dos Países da União Europeia, foi exibido o filme Alice, de Marco Martins.