Primeiro Comité de Direção do FRESAN - Angola

Publicado em quinta-feira, 14 novembro 2019 11:48

O Governo Provincial da Huíla, Angola, acolheu no dia 14 de novembro de 2019 o Comité de Direção do FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, com a presença dos altos representantes dos Ministérios angolanos envolvidos, bem como dos Governos Provinciais do Cunene, Namibe e Huíla e dos parceiros de gestão e implementação, o Camões, I.P., a FAO e o PNUD.

Participaram ainda o Embaixador da União Europeia, Tomas Ulicny, e o Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes.

Foi consensual a importância deste projeto para dar resposta a uma prioridade de política nacional de Angola – a redução de vulnerabilidades das províncias do Cunene, Huíla e Namibe e o reforço da segurança alimentar e nutricional. Foram ainda acordadas as soluções técnicas preconizadas, trabalhadas conjuntamente entre autoridades angolanas e a equipa de peritos da Unidade de Implementação do Camões, I.P..

O FRESAN é um projeto da União Europeia. Dispõe de um orçamento global de 65 milhões de euros, dos quais 48,5 milhões são geridos pelo Camões, I.P., com financiamento do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento. Os fundos remanescentes são implementados pela FAO, PNUD e pela própria União Europeia. O FRESAN contribuirá para a redução da vulnerabilidade à insegurança alimentar através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.