PROCULTURA | Apresentação de projetos financiados em Moçambique

Publicado em quarta-feira, 31 agosto 2022 14:20

No âmbito da V Cimeira Bilateral entre Portugal e Moçambique realizar-se-á, no dia 1 de setembro de 2022, pelas 16h00, na Biblioteca do Camões - Centro Cultural Português em Maputo, a apresentação dos projetos subvencionados pelo PROCULTURA em Moçambique. A cerimónia contará com a presença do Primeiro Ministro de Portugal, António Costa, e da Ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina Materula, bem como do Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, e do Encarregado de Negócios da União Europeia em Moçambique, Stefan Simosas.

Em Moçambique estão em curso dez projetos subvencionados, implementados em cinco províncias – Maputo, Inhambane, Niassa, Cabo Delgado e Nampula – representando um valor global de 4 milhões de euros. Entre os dez, sete são coordenados por entidades moçambicanas. Está ainda em curso o projeto de desenvolvimento de um polo de criação artística contemporânea em Maputo. Estes projetos irão, ao longo dos próximos dois anos, contribuir para a criação de emprego no setor cultural nas áreas da Música, Artes Cénicas e Literatura Infanto-juvenil e, simultaneamente, promover a comercialização e internacionalização da produção artística dos PALOP e de Timor-Leste ao nível regional e internacional.

O PROCULTURA apoia 22 projetos subvencionados nos PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Principe) e Timor-Leste (TL) num total de 7,5 milhões de euros.

Estas atividades enquadram-se no PROCULTURA PALOP-TL – Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste, um projeto de 19 milhões de euros, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian.