PROCULTURA conclui ronda de visitas aos PALOP e Timor-Leste para implementação de cursos em áreas técnicas e de gestão da cultura

Publicado em sexta-feira, 22 março 2024 11:50

Terminaram no dia 22 de março de 2024, as visitas ao terreno da equipa de assistência técnica à coordenação do PROCULTURA, no âmbito da criação e qualificação de cursos em áreas críticas de competências técnicas e de gestão nos setores culturais dos PALOP e Timor-Leste.

A equipa de assistência técnica esteve esta semana em Timor-Leste para discutir e aprofundar a proposta de criação de dois cursos nas referidas áreas, reunindo com as entidades de tutela da educação e da cultura, instituições de ensino superior e de formação profissional, entidades certificadoras e outras instituições de relevo na área da cultura, educação e turismo.

Esta missão conclui uma ronda de visitas aos seis países que participam no projeto, tendo como objetivos aprofundar o conhecimento do contexto do setor cultural de cada um e respetivas necessidades de formação, bem como discutir, com as respetivas instituições de ensino e formação profissional nacionais, o desenvolvimento curricular dos cursos previamente identificados, para que respondam a lacunas críticas de competências e às oportunidades de emprego e criação de valor económico no setor.

Estão em preparação cursos nas áreas de gestão e produção cultural, turismo cultural, som, iluminação, técnicas de cena, jornalismo e marketing cultural, que serão implementados por instituições nacionais de cada país. 

O PROCULTURA apoiará o desenvolvimento curricular, o recrutamento e formação de professores e gestores das instituições que acolhem os cursos, e a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento dos cursos.

Os planos de curso serão alinhados com os quadros de referência nacionais e internacionais de qualificações, permitindo que as competências obtidas sejam reconhecidas internacionalmente, em particular no espaço PALOP-TL, possibilitando a mobilidade de profissionais qualificados.

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.