PROCULTURA PALOP-TL abre concurso para apoio ao desenvolvimento de quatro polos de criação artística contemporânea nos PALOP e Timor-Leste

Publicado em quarta-feira, 26 maio 2021 14:28

No âmbito do projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Fundação Calouste Gulbenkian vão apoiar o desenvolvimento de quatro polos de criação artística contemporânea nas áreas das artes cénicas e/ou música, nos PALOP e Timor-Leste, com o objetivo de promover a qualificação de recursos humanos e de instituições da sociedade civil ligadas às artes.

As candidaturas decorrem entre 26 de maio e 7 de julho de 2021 e destinam-se a instituições/entidades com sede e atuação nos PALOP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe) e Timor-Leste, que deverão cumprir o requisito de ser legalmente constituídas como pessoas coletivas de natureza privada, sem finalidade lucrativa e ter trabalho comprovado no âmbito das artes cénicas e/ou música.

As atividades apoiadas podem incluir: a investigação artística; a criação de novas produções/obras artísticas, nomeadamente em regime de residências; a programação de produções/obras preexistentes; iniciativas de caráter formativo e de capacitação; ações específicas de envolvimento e desenvolvimento de públicos, habilitando comunidades locais diversas a participarem ativamente na criação e fruição artística. Estas atividades poderão ainda ser realizadas em cooperação com outras entidades a nível local, nacional e internacional, muito especialmente no âmbito dos PALOP-TL.

O concurso decorre em duas fases. No final serão apoiados quatro polos, cujo programa de atividades deve ter a duração de 30 meses.

As entidades interessadas poderão consultar o regulamento e o formulário de candidatura em: https://gulbenkian.pt/apoios-lista/apoio-ao-desenvolvimento-de-polos-de-criacao-artistica-nos-palop-e-timor-leste/

O projeto PROCULTURA PALOP-TL é uma Ação do Programa Indicativo Multianual PALOP - Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

 

Créditos da foto: Africa Moment - Edgar Melo