Professoras premiadas após 20 anos de ensino de Português no Reino Unido

Publicado em quinta-feira, 18 julho 2013 14:09

Quatro professoras com mais de vinte anos de ensino do Português no Reino Unido foram homenageadas na Embaixada de Portugal em Londres, no âmbito dos prémios entregues aos melhores alunos de Língua Portuguesa do Reino Unido e Ilhas do Canal.

As professoras Purificação Di-Toro, Lúmen Rodrigues, Rosa Starr e Teresa Dangerfield vão aposentar-se este ano, após duas décadas em funções, razão pela qual foram distinguidas com um Prémio Carreira.

O embaixador de Portugal no Reino Unido, João de Vallera, justificou a iniciativa por serem "professoras de grande qualidade, com uma grande dedicação".

Mesmo na altura da partida mostraram preocupação com o que aconteceria aos alunos, os quais consideram "os seus meninos".

Na cerimónia, realizada a 12 de julho de 2013, foram entregues 17 prémios aos Melhores Alunos de Língua Portuguesa do Reino Unido e Ilhas do Canal, com idades entre os seis e os 22 anos, sendo o mais velho um britânico, estudante da Universidade de Leeds.

Os prémios, na sua terceira edição, são atribuídos por ano de escolaridade, indicados pelos professores com base nos resultados ao longo do ano, mas foi um júri que decidiu, com base nos relatórios e trabalhos escritos dos 55 candidatos.

Pelo segundo ano consecutivo, a pintora Paula Rego apadrinhou a iniciativa e escolheu três desenhos para o prémio Ilustração.

Os galardoados receberam do patrocinador, o Banco BES, um prémio monetário e um livro, bem como um certificado da Coordenação Geral do Ensino do Português no Reino Unido e Ilhas do Canal, do Camões, IP.

 

Fonte: Agência Lusa