Portugal: 21 agentes de cooperação partem a 24 de fevereiro para Luanda

Publicado em sexta-feira, 22 fevereiro 2013 11:28

Dezoito professores e três coordenadores portugueses ao serviço do Programa de Apoio ao Reforço do Ensino Secundário em Angola ‘Saber Mais’ partem no próximo dia 24 de fevereiro para Luanda, depois de terem assinado em Lisboa a renovação dos seus contratos de agentes de cooperação para 2013.

Os cooperantes portugueses vão trabalhar nas províncias de Benguela, Namibe e Cabinda. Nas suas duas vertentes - formação inicial e formação contínua em exercício - o Programa ‘Saber Mais’ abrangeu, entre 2010 e 2012, cerca de quatro mil formandos.

Aprovado em 2009 no âmbito do Fundo da Língua Portuguesa, e desenvolvido numa parceria da Cooperação portuguesa com o Ministério da Educação de Angola, o Programa “Saber Mais” atua na área da formação de formadores de professores do 2º ciclo do Ensino Secundário daquele país.

A partir de 2014 este Programa inicia um novo ciclo, que está a ser preparado e negociado entre Portugal e Angola, onde uma missão do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (CICL) se deslocou no final de janeiro, antecedendo a visita oficial àquele país de língua portuguesa da costa ocidental de África, do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

A cerimónia de assinatura de renovação dos contratos para 2013 com os 21 agentes de cooperação decorreu a 22 de fevereiro de 2013 em Lisboa, na sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL).