Programa de Apoio à Aliança Global para as Alterações Climáticas em Timor-Leste - Entrega de 10 Veículos do programa ao Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste

Publicado em segunda-feira, 11 fevereiro 2019 15:59

No âmbito do encerramento do Programa de Apoio à Aliança Global para as Alterações Climáticas em Timor-Leste (GCCA-TL na sigla em inglês), realizou-se no dia 8 de fevereiro de 2019 a cerimónia oficial de entrega de 10 veículos (5 viaturas todo-o-terreno e 5 motorizadas) ao Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste (MAP).

A entrega foi realizada pelo Embaixador de União Europeia em Timor-Leste, Alexandre Leitão, e o Embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, ao Ministro da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, Joaquim José Gusmão dos Reis Martins.

As viaturas foram recebidas por representantes das diferentes Direções do MAP com as quais o Camões, I.P. colaborou ativamente na implementação do Programa, a saber: 1 viatura automóvel e 2 motorizadas para cada uma das Direções Municipais de Agricultura das áreas geográficas de intervenção, distritos de Ermera e Liquiçá; 1 viatura para o Departamento ALGIS e Agrometeorologia da Direção Nacional de Pesquisa, Estatística e Informação Geográfica; e 2 viaturas e 1 motorizada para a Direção-Geral das Florestas, Café e Plantas Industriais.

Estes meios, agora transferidos para o governo de Timor-Leste, deverão continuar a possibilitar aos técnicos do MAP o apoio de proximidade às comunidades na melhoria e preservação dos recursos naturais, apoio ao desenvolvimento sustentável da agricultura e floresta e na adaptação às alterações climáticas.

O GCCA-TL, que começou a ser implementado em julho de 2014 e terminou em dezembro do ano passado, permitiu reforçar a capacidade de resposta às alterações climáticas por parte de populações rurais vulneráveis aos efeitos destas alterações, utilizando a floresta e a agrofloresta como forte aliadas. O GCCA-TL é um programa co-implementado pelo Camões I.P. e  a GIZ, e co-financiado pela União Europeia.

Para mais informações sobre o Programa consulte: http://www.gccatl.eu/

 

20500 l1

20500 l2