Programa de Apoio à Edição 2013: candidaturas até final de abril

Publicado em sexta-feira, 05 abril 2013 13:33

As candidaturas ao Programa de Apoio à Edição, lançado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P. com o objetivo de promover autores de Língua Portuguesa no estrangeiro, decorrem até 30 de abril de 2013, sendo este ano consideradas prioritárias obras a editar nas línguas sueca e inglesa.

Podem candidatar-se ao Programa de Apoio à Edição as editoras estrangeiras que pretendam editar obras de autores de língua portuguesa traduzidas noutros idiomas e que disponham de capacidade de distribuição internacional. Cada editor só poderá apresentar anualmente uma candidatura.

Entre os critérios de avaliação definidos figuram, nomeadamente, a dimensão da Língua de chegada, o currículo da editora e o currículo do editor. A seleção das candidaturas compete a um júri que integra representantes de três entidades: Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Associação Portuguesa de Escritores e Camões I.P.

Com uma periodicidade anual, este programa destina-se a apoiar a edição, no estrangeiro, de obras de autores de língua portuguesa traduzidas para outros idiomas e de obras que versem temas da língua e da cultura portuguesas. As normas aplicáveis ao Programa de Apoio à Edição 2013 estão consagradas no despacho n.º 1989/2011.

Nos termos deste programa, a edição das obras apoiadas deverá estar concluída até 31 de dezembro de 2013.