Programa de Cooperação entre a Universidade de Lisboa e o Parque Nacional da Gorongosa - Doação de Equipamento Tecnológico

Publicado em quarta-feira, 05 junho 2019 10:23

Ao abrigo do Programa de Cooperação entre a Universidade de Lisboa (ULisboa) e o Parque Nacional da Gorongosa, encontra-se em execução, com cofinanciamento do Camões, I.P., o projeto de cooperação triangular com Moçambique e Brasil (Agência Brasileira de Cooperação e Universidade do Espírito Santo) intitulado “Produção Sustentável de Café no Parque Nacional da Gorongosa (PNG) em Sistema Agroflorestal Integrado no Contexto da Desflorestação, Alterações Climáticas e Segurança Alimentar”. Neste âmbito, o Instituto Superior de Agronomia (ISA/ULisboa) formalizou recentemente a entrega de um sistema portátil de análise de trocas gasosas foliares LI-6400, ao Administrador do PNG, Pedro Muagura, no valor de cerca de 50.000 euros.

O equipamento doado contribuirá de forma significativa para a avaliação da performance eco-fisiológica das plantas de café ao longo de todo o ciclo produtivo, no sentido de ajudar a maximizar a capacidade produtiva das mesmas. Entre outros, este projeto tem como objetivo específico capacitar os diferentes atores moçambicanos (agricultores, técnicos, estudantes e investigadores) em toda a cadeia de valor do café.

De salientar que no contexto da colaboração existente entre a Cooperação Portuguesa e o PNG, o ISA/ULisboa apoia igualmente o Mestrado em Biologia da Conservação, num consórcio com a Universidade Lúrio, a Universidade do Zambeze e o Instituto Superior Politécnico de Manica. O ISA/ULisboa é responsável pela concepção do modelo, capacitação laboratorial, ligação às instituições locais, desenho e implementação, incluindo uma forte componente de docência e participações na comissão de gestão e conselho científico.

Tópicos neste artigo: