Programa Ensino de Qualidade em Português na Guiné-Bissau, 2012-2016

Publicado em quinta-feira, 23 fevereiro 2017 07:26

Chegou ao fim o Programa Ensino de Qualidade em Português na Guiné-Bissau. Entre 2012 e 2016, este Programa abrangeu mais de 4500 pessoas em todo o território nacional com o objetivo de melhorar as oportunidades de aprendizagem de qualidade no sistema educativo guineense, realizando cursos de formação contínua ou em serviço de agentes de educação de infância, professores do ensino básico, ensino secundário e diretores de escola.

 

Permitiu também desenvolver e testar um modelo de arquitetura para Jardins de Infância adaptado ao contexto da Guiné-Bissau, capaz de multiplicar os estímulos do ambiente para o desenvolvimento da criança. Deixou ainda cinco destes Jardins nas regiões de Cacheu, Bafatá e Gabú, com gestão entregue a Comités Escolares Comunitários também constituídos e formados no âmbito do Programa.

A abrangência geográfica e de níveis de educação, bem como o número de beneficiários diretos e indiretos (mais de 1/3 das crianças no sistema educativo) fizeram deste Programa um marco importante do apoio da Cooperação Portuguesa à Guiné-Bissau no período 2012/2016.

O Programa foi financiado pelo Camões, I.P., Fundação Calouste Gulbenkian, Caritas Guiné-Bissau, UNICEF e Câmara Municipal de Cascais e implementado pela FEC (Fundação Fé e Cooperação).