Projeto Agroflorestal Quinta Portugal realiza formações sobre Instalação e Gestão de Viveiros e Parcelas Agroflorestais para técnicos do Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste

Publicado em terça-feira, 28 maio 2019 11:39

Entre os dias 22 e 24 de maio de 2019 teve lugar, na Quinta Portugal em Aileu Vila, a realização do primeiro ciclo de formações técnicas sobre Instalação e Gestão de Viveiros e Parcelas Agroflorestais, dirigida a técnicos do Ministério da Agricultura e Pescas (MAP) de Timor-Leste. Estas sessões de formação organizadas pelo Projeto Agroflorestal Quinta Portugal, em parceria com a equipa de gestão e implementação do Projeto Partnership for Sustainable Agroforetry (PSAF – Ai ba Futuru), no âmbito do acordo realizado entre o Camões I.P. e a GIZ (Agência alemã de cooperação), entidade gestora do PSAF.

A organização e ministração de formações a técnicos locais é uma das principais atividades que constam da parceria entre a GIZ e o Camões I.P. com vista a melhorar as competências técnicas, ao nível agroflorestal, dos técnicos do MAP e da equipa do projeto PSAF, criando assim um conjunto de futuros facilitadores que, por sua vez, irão capacitar e apoiar os agricultores e produtores das comunidades a que pertencem.

A sessão, que incluiu apresentações teóricas, exercícios práticos e visitas de campo com o objetivo de demonstrar e comentar técnicas e modelos de implantação e gestão de sistemas agroflorestais, teve a participação de 25 formandos, entre os quais extensionistas agrícolas, técnicos dos departamentos florestais do MAP e coordenadores nacionais do PSAF provenientes dos Municípios de Baucau, Lautém, Manatuto e Viqueque.    

O Projeto Agroflorestal Quinta Portugal é um projeto bilateral implementado pelo Camões I.P. e tem como objetivo principal contribuir para a melhoria da segurança alimentar nacional, através do aumento dos rendimentos das comunidades rurais, por meio da diversificação das suas produções agroflorestais e do fortalecimento das cadeias de mercado, estimulando a prática de técnicas de conservação e gestão sustentável dos recursos naturais.

O Projeto Partnership for Sustainable Agroforetry (PSAF) é administrado pela GIZ (cooperação alemã) e cofinanciado pela União Europeia.

30466 3

30466 4

30466 2

30466 5