Projeto Alfa – Melhoria da Proficiência em Língua Portuguesa dos Militares das Forças Armadas Guineenses

Publicado em quarta-feira, 06 março 2019 13:20

A Cooperação Portuguesa visitou, no passado dia 12 de fevereiro de 2019, três dos quartéis que beneficiaram do Projeto Alfa, em Buba, no Quebo, e em Bambadinca. A visita teve como objetivo a entrega dos diplomas dos cursos de alfabetização e de proficiência em Língua Portuguesa (A1/A2) lecionados no âmbito do projeto.

A Fase I do projeto decorreu em dois níveis: 1) curso de alfabetização, de outubro 2017 a fevereiro 2018, em que 171 militares concluíram com sucesso; 2) curso de proficiência, de agosto a novembro 2018, no qual 166 militares concluíram com sucesso.

O Projeto Alfa culminou com uma cerimónia pública, no Camões - Centro Cultural Português em Bissau, onde simbolicamente se entregaram os diplomas aos militares dos quartéis mais próximos de Bissau. A ocasião serviu para os representantes do Estado Maior General das Forças Armadas reafirmarem a relevância da Língua Portuguesa na Guiné-Bissau, e em particular, para as funções exercidas pelos militares, tendo manifestado interesse na continuidade projeto.