Projeto da União Europeia FRESAN reúne Grupos Técnicos Provinciais

Publicado em segunda-feira, 27 julho 2020 16:29

Realizou-se no dia 23 de julho de 2020, em Ondjiva, Cunene (Angola), a primeira de três reuniões de Grupos Técnicos Provinciais, a ter lugar este mês, do projeto da UE FRESAN.

O Grupo Técnico Provincial do Cunene foi presidido pela Vice-Governadora dos Assuntos Sociais da Província do Cunene, Soraya Mateus, e contou com a presença de todos os parceiros do projeto do FRESAN com ações previstas nesta província: Gabinete Provincial da Agricultura do Cunene, Instituto de Desenvolvimento Agrário, Serviço de Proteção Civil, INAMET, Gabinete Provincial de Saúde, CICL, FAO e PNUD. Estiveram também presentes as organizações da sociedade civil apoiadas pelo projeto e com intervenção nesta província, nomeadamente CODESPA, ADPP, DW, CUAMM e Instituto Politécnico do Cunene.

Esta foi o primeiro encontro destes Grupos, que têm a finalidade apoiar a coordenação e discutir as diferentes ações para reforço da resiliência e da segurança alimentar e nutricional ao nível de cada uma das províncias de intervenção do projeto FRESAN.

A Vice-Governadora do Cunene destacou a importância do encontro e a necessidade de se promover uma coordenação e concertação regulares das intervenções entre todas as entidades parceiras do FRESAN, incluindo as organizações da sociedade civil que trabalham com a população.

Nos dias 28 e 30 de julho está prevista a realização dos primeiros encontros dos Grupos Técnicos Provinciais do Namibe e da Huíla. 

O FRESAN é um projeto financiado pela União Europeia, através do 11.º FED, gerido pelo Camões, I.P., que tem como o objetivo contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional, através do fortalecimento sustentável da agricultura familiar, nas províncias do sul de Angola mais afetadas pelas alterações climáticas.

31712