Projeto da União Europeia PROCULTURA apoia atividades de literatura infantojuvenil em Timor-Leste

Publicado em quinta-feira, 10 março 2022 14:42

Teve início em março de 2022, no Camões - Centro Cultural Português em Díli, o primeiro de três Cursos de Pedagogia e Didática na área da literatura infantojuvenil, promovidos pelo PROCULTURA.

O curso, realizado em parceria com o projeto Pro-Português, constitui uma das atividades do PROCULTURA na área da Literatura Infantojuvenil, contando com 53 participantes, formadores e docentes timorenses de 13 distritos do país. Através deste curso pretende-se formar intensivamente educadores de infância, professores do ensino básico e estudantes de ambas disciplinas, na utilização da literatura como recurso de ensino-aprendizagem e para o estímulo da leitura em idade precoce. Os próximos cursos serão realizados até ao mês de maio de 2022, em parceria com o projeto CAFE (Centros de Aprendizagem e Formação Escolar) e a Universidade Nacional Timor Lorosa’e.

Está igualmente a decorrer no Camões - Centro Cultural Português em Díli, até dia 2 de abril de 2022, e durante cinco sábados, a oficina de escrita criativa “Construir Narrativas para crianças e jovens” com a participação de 24 formandos. Esta atividade destinada a aspirantes a escritores, visa transmitir métodos e técnicas para a produção literária, com enfoque na literatura infantojuvenil.

Estas atividades que decorrem atualmente em Timor-Leste, sucedem às já realizadas em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique, e antecedem as que serão realizadas na Guiné-Bissau e em Angola.

O PROCULTURA PALOP-TL é uma Ação do Programa Indicativo Multianual PALOP - Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

32978 1