Projeto da União Europeia PROCULTURA apresenta convite de 7,8 milhões de euros para projetos e iniciativas de apoio ao setor cultural nos PALOP e Timor-Leste

Publicado em terça-feira, 06 outubro 2020 14:56

O projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL realizou, no dia 1 de outubro de 2020, Dia Mundial da Música, uma sessão de esclarecimento sobre um concurso de EUR 7,8 milhões para apresentação de propostas de projetos que possam criar emprego sustentável nos setores da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Participaram na sessão o Presidente do Camões, I.P., Embaixador Luís Faro Ramos, o Embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Casimiro Simeão Bule, a representante da Comissão Europeia em Portugal, Rosa Nunes dos Santos, a Diretora da Fundação Gulbenkian de Parcerias para o Desenvolvimento, Maria Hermínia Cabral, a Diretora da ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos, Fátima Proença, e outras organizações públicas e federativas dos setores abrangidos pelo concurso à apresentação de projetos de desenvolvimento.

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, em mensagem dedicada ao concurso, sublinhou a importância dos setores criativos e culturais na economia, para a criação de emprego e para o reforço da inclusão social; e o forte compromisso de Portugal na parceria com a União Europeia para o apoio ao desenvolvimento de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

PROCULTURA PALOP-TL é uma ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P., e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

As candidaturas estão abertas até ao dia 9 de novembro. Podem concorrer pessoas coletivas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, com ideias inovadoras para estes setores nos PALOP e Timor-Leste, ou em parcerias internacionais envolvendo países da União Europeia e outros.

Mais informação sobre o convite aqui.

 

31842 L2