Projeto da União Europeia SWAIMS assina Memorando de Entendimento com a Serra Leoa

Publicado em quinta-feira, 07 julho 2022 10:39

No dia 5 julho de 2022, foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o Governo da Serra Leoa, no âmbito da implementação do programa "Apoio à Estratégia Marítima Integrada da África Ocidental" (SWAIMS - Support to West Africa Integrated Maritime Security).

O SWAIMS é um programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), financiado pela União Europeia com 28 milhões de euros.

Assinaram o Memorando de Entendimento, o Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, e o Ministro do Planeamento e Desenvolvimento Económico da Serra Leoa, Francis Mustapha Kai-Kai, por videoconferência, a partir da sede do Camões, I.P., em Lisboa, e da sede daquele Ministério, em Freetown. Ambos destacaram a importância do reforço das capacidades de segurança e de soberania sobre os recursos marinhos, como os stocks de pesca, para o desenvolvimento e sublinharam o compromisso comum com o combate a atividades ilegais no Golfo da Guiné.

Financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada e implementada pela Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e Marinha Portuguesa, esta componente do SWAIMS teve o seu início em 2020, com uma duração prevista de 45 meses. Visa fortalecer as forças de segurança navais dos países costeiros da CEDEAO.

Neste contexto, a Marinha da Serra Leoa vai receber três embarcações e equipamento forense e receberá formação para tripulações, guarnições e pessoal de terra para realizar ações de vigilância, inspeção e recolha de prova com eficácia e em segurança.

33327 3

33327 2