Projeto Gorongosa Café – Produção sustentável de café em Moçambique, com apoio do Camões, I.P., na CNN

Publicado em quinta-feira, 23 julho 2020 15:40

A Cadeia norte-americana de televisão CNN realizou e transmitiu uma reportagem sobre o Projeto Gorongosa Café, que resulta da  cooperação trilateral, de uma parceria entre o Camões, I.P., a Agência Brasileira de Cooperação e o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique. O seu objetivo é caracterizar e implementar um sistema de produção de café sustentável, mitigando os efeitos da desflorestação e das alterações climáticas, promovendo o agronegócio e aumentando o rendimento e a segurança alimentar das famílias rurais.

Participam desta parceria entidades executoras dos três países - o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil e o Parque Nacional da Gorongosa - com experiência em sistemas de produção de cafeeiro, investigação científica e formação de recursos humanos.

Algumas dezenas de trabalhadores locais estão a colaborar com o projeto, o que tem permitido não só a sua aprendizagem e envolvimento no plantio do café e das árvores nativas de sombreamento, como a obtenção de rendimento para as suas famílias. O projeto tem promovido, em particular, o envolvimento das mulheres, pelo seu papel fundamental para o sustento das famílias.

A Serra da Gorongosa foi praticamente dizimada pela desflorestação durante as últimas décadas, pelo que a plantação do café, contribuirá para a sua reflorestação, devolvendo o equilíbrio ao ecossistema e garantindo, em simultâneo, a subsistência dos agricultores e trabalhadores locais.

O Gorongosa Café é um projeto de cinco anos, iniciado em 2017, integrado no Parque Nacional da Gorongosa, um dos maiores casos de sucesso de recuperação da vida selvagem em África.

Veja aqui a reportagem da CNN.

 131706