Alemanha: Congresso “Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro”

Publicado em sexta-feira, 22 março 2013 17:04

Investigadores de universidades portuguesas e alemãs reúnem-se de 25 a 27 de março em Estugarda, num Congresso de Formação inspirado no projeto “Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro”, proposto pela Coordenação do Ensino Português na Alemanha e desenvolvido com o apoio do Camões, IP e da Embaixada de Portugal em Berlim.

Do programa consta a participação de investigadores da Universidade de Aveiro e da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Leipzig e da Coordenação de Ensino Português na Alemanha, que está a cargo de Sílvia Melo Pfeifer.

Os trabalhos serão abertos com uma conferência plenária inaugural do Embaixador de Portugal em Berlim, Luís de Almeida Sampaio, que por esta ocasião se deslocará a Estugarda.

Esta formação visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e investigativas que permitam ao professor, no quadro do Ensino Português no Estrangeiro, adquirir conhecimentos acerca da circulação, papel e impacto das imagens subjacentes ao ensino e na aprendizagem de línguas e identificar as imagens das línguas, povos e do próprio ensino e aprendizagem em sala de aula.

Pretende-se igualmente ajudar o professor a intervir adequadamente no seu contexto educativo, com base no desenvolvimento de um projeto de investigação-ação, que partindo do questionamento das práticas e de valores localmente identificados, conduzam à ação e à mudança.

Estão também programadas conferências plenárias, a partir das quais se realizarão trabalhos em formato de oficina, subordinadas a diversos temas, nomeadamente “Imagens das línguas: o que são e para que servem?”, por Maria Helena de Araújo e Sá (Universidade de Aveiro) e “O que é uma Língua de Herança?”, por Sofia Soares (Universidade de Leipzig).

Qual o perfil sociolinguístico das crianças lusodescendentes na Alemanha? – Implicações pedagógico-didáticas”, por Sílvia Melo Pfeifer & Alexandra Schmidt (Universidade de Aveiro & Camões, IP) “Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro”: da investigação à intervenção, por Sílvia Melo Pfeifer e Catarina Castro (Universidade de Aveiro & Camões, IP & Universidade Nova de Lisboa) são outras das conferências previstas.

A Editora Lidel associou-se à realização deste evento, pelo que está previsto um stand de apresentação de materiais pedagógico-didáticos, no local, com um representante da Editora.