Moçambique: Projeto MIRAGEM - Multiplicar o Impacto da Rapariga como Agente de Mudança no Mundo

Publicado em quinta-feira, 18 março 2021 10:38

No dia 1 de março de 2021 teve início a terceira fase do Projeto MIRAGEM - Multiplicar o Impacto da Rapariga como Agente de Mudança no Mundo, que a ONGD Girl MOVE desenvolve em Moçambique (Nampula, Beira e Matola) com o apoio do Camões, IP.

Com início em novembro de 2019, esta intervenção tem como parceiros a ProSocial, Universidade Zambeze, Universidade Pedagógica e Universidade Lúrio, Direção Provincial do Género, Criança e Ação Social, CECAP - Coligação para a Eliminação do Casamento Prematuro e a Escola Liqueleva (Bairro da Liberdade/Matola).

Este projeto tem como objetivo aumentar a escolaridade, autodeterminação e competências de liderança, de raparigas no final do Ensino Básico, Secundário e Superior, alvo dos programas BELIEVE e LEAD.

A Girl MOVE tem vindo a implementar o programa BELIEVE (desde 2014) e o programa LEAD (piloto na Beira em 2017) com resultados significativos.

De realçar os resultados conseguidos pela mentoria entre as raparigas do LEAD e as do BELIEVE, uma vez que as primeiras representam modelos de referência diferenciados e positivos que inspiram e ensinam as adolescentes a apostar em si mesmas e na sua educação como forma de melhorarem o seu futuro, o das suas famílias e comunidades. As formandas do LEAD são transformadas pela transformação que provocam na vida das adolescentes e pela formação em Liderança, para elas direcionada, que as ajuda a definir e concretizar um projeto de vida futuro a nível vocacional e prático. 

O Movimento M, movimento de partilha e formação em boas práticas para organizações implementadoras de programas com raparigas, conta com mais de 65 membros. Tendo ganho visibilidade dentro e fora de Moçambique, a Girl MOVE Academy tem sido desafiada para expandir o seu modelo para todas as realidades em que o investimento na educação da rapariga é game-changer.

Projeto MIRAGEM - Multiplicar o Impacto da Rapariga como Agente de Mudança no Mundo